terça-feira, 20 de maio de 2014

A reação aliada



           Em 1941, diante do sucesso da Blitzkrieg alemã, muitas pessoas acreditavam que o nazifascismo dominaria o mundo. Contudo, a expulsão dos exércitos alemãs das cercanias de Moscou pelo Exército Vermelho, em dezembro de 1941, marcou uma nova fase da guerra. Foi à primeira derrota dos alemães.
            Repelido em Moscou, Hitler voltou-se para Stalingrado. Se conquistasse essa cidade, controlaria o rio Volga, importante via de transporte, e dominaria os campos petrolíferos da região do Cáucaso. Entretanto, apesar da superioridade em armamentos e números de soldados, as tropas nazistas encontraram uma feroz resistência soviética. Muitos historiadores consideram que o inicio da derrota alemã começou em Stalingrado, em cuja batalha os alemães perderam mais de 250 mil homens.
            Os soviéticos combatiam sozinhos os alemães na Europa. Para desviar as tropas alemães de seu país, Stalin pressionava seus aliados ingleses e norte-americanos para que fosse aberta uma frente no oeste. Havia certa desconfiança por parte de Stalin de que os ingleses também pretendessem a distribuição da URSS, embora quisessem a derrota dos alemães. Por outro lado, o ódio de Hitler por todos os Estados, socioalistas ou liberais, facilitou a aliança.
            O exército italiano sofreu inúmeras derrotas na Segunda Guerra Mundial, só com alcançando êxito nas situações onde houve a intervenção da Alemanha. Al-Alamein foi a primeira grande vitória do exército britânico contra os nazistas, e marcou o inicio da conquista aliada no norte da África.
            Partindo de base solidas conquistada no norte da África, os aliados invadiram a ilha Sicília, no sul da Itália, em julho de 1943. Os italianos, cansados de tantas derrotas estavam dispostos a se render. Os exércitos aliados conquistaram a península itálica a partir do sul, encontrando feroz resistência dos alemães. Essa etapa da guerra contou com a participação de soldados brasileiros
            No dia 6 de junho de 1944 ficou conhecida como Dia D. Uma gigantesca força tarefa composta de milhares de soldados britânicos, norte-americanos, canadenses e franceses, navios, tanques e aviões desembarcou na Normandia. As praias da região, de difícil acesso, eram protegidas pelos alemães. No entanto, os aliados conseguiram tomar as posições. A partir daí, outras regiões foram conquistadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário