quarta-feira, 21 de maio de 2014

A derrota do Eixo



         Hitler não aceitava a derrota iminente. Agia como se alguma arma secreta pudesse ser construída ou algo que levasse a uma vitória milagrosa dos seus exércitos pudesse acontecer, para o líder nazista a rendição estava fora de cogitação. Para evitar a capitulação, alguns oficiais do Exército alemão tentaram assassinar Hitler. Porém, os atentados fracassaram. Com os ataques soviéticos, do lado leste, e dos norte-americanos, dos ingleses e demais aliados, do lado leste, os exércitos alemães, foram aos poucos empurrados de volta a seu país.
Na Polônia, com a aproximação do Exército Vermelho, ocorreu o Levante de Varsóvia. Contando com o auxílio soviético, os poloneses rebelaram-se contra a dominação alemã.
Na Itália, Mussolini foi vencido, encerrando-se a República de Saló. Em sua tentativa de fuga, foi preso, julgado e fuzilado pela resistência italiana. Em 9 de maio de 1945, a Alemanha rendeu-se incondicionalmente aos aliados. O “sonho” de Hitler, de uma Alemanha senhora do mundo, estava terminado.
Além da assombrosa perda de vidas humanas, as perdas materiais na Europa formaram enormes. Todas as nações envolvidas acabaram por esgotar seus recursos econômicos, humanos e materiais. A exceção foram os Estados Unidos.
No oriente, a guerra estendeu-se por mais alguns meses, devido à obstinada resistência japonesa. Sob o argumento de que seriam necessários muitos recursos para conquistar as ilhas japonesas, os norte-americanos resolveram utilizar a recém-desenvolvida bomba atômica. Os EUA lançaram, então, duas bombas atômicas em 1945: uma sobre a cidade de Hiroshima, em 6 de agosto, e outra sobre a cidade de Nagasaki, três dias depois. Cerca de 200 mil pessoas morreram nos bombardeios e, entre os sobreviventes, as sequelas se fazem sentir até hoje. No dia 2 de setembro, o Japão se rendeu, colocando fim na Segunda Guerra.
            O volume de recursos e o número de soldados mobilizados para a vitória dos aliados foram tão grandes que especialistas denominam esse processo esse processo de guerra total. Milhões de pessoas foram envolvidas nos exércitos e nas fábricas de armamentos. O conflito envolveu o mundo todo, mesmo que indiretamente, pelos seus efeitos econômicos. A decadência da Europa, arrasada pela guerra, fez com que logo a União Soviética e os Estados Unidos emergissem como novas potências mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário